terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Actividade de Consolidação da pág.193

1)

A ideia de causalidade refere-se a uma relação entre causa e efeito. Neste sentido, consideramos que sempre que existe um evento irá consequentemente existir o efeito dessa situação verificando-se então uma conexão entre esses dois fenómenos.

Para Hume a experiência é a componente mais importante do conhecimento, sendo que o conhecimento se traduz em impressões. Deste modo, a ideia de causalidade entre dois fenómenos reduz-se às impressões presentes e passadas, pois não existe qualquer impressão de factos futuros.

Este princípio, embora racional e objectivo, reduz-se a uma crença ou impressão subjectiva.


2) Passagem do texto 3:

“Não conseguiria, a princípio, mediante qualquer raciocínio, alcançar a ideia de causa e efeito, visto que os poderes particulares pelos quais todas as operações da natureza são executadas nunca aparecem aos sentidos; nem é justo concluir, unicamente porque um evento, num caso, procede outro, que o primeiro é, por isso, a causa e o segundo o efeito. A sua conjunção pode ser arbitrária e causal.
Pode não haver motivo para inferir um a partir do aparecimento do outro. E, numa palavra, tal pessoa, sem mais experiência, nunca poderia utilizar a sua conjectura ou raciocínio acerca de qualquer questão de facto ou certificar-se de alguma coisa para além do que está imediatamente presente à memória e aos seus sentidos ”.


3)

Segundo Hume, a ideia de uma conexão necessária entre dois fenómenos provém de factores psicológicos e não de um fundamento racional. Porque a conjugação de dois fenómenos é a devido à conexão que se encontra na impressão, de algo que sentimos em nós próprios.


4)

Uma relação necessária ou causal entre dois fenómenos traduz-se num hábito e de estados internos de algo que já enfrentámos repetidas vezes.

Assim a experiência não significa um conhecimento mas sim um acumular de ideias e impressões passadas que nos levaram a um mesmo resultado, portanto, existe neste conceito um fundamento não racional e sim psicológico.

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